Teste do pezinho: tire suas dúvidas sobre o exame

Teste do pezinho: tire suas dúvidas sobre o exame

24 de outubro de 2017

Saúde

Muito temido pelas mães, que pensam que o bebê sofre muito pela maneira como chora na hora de realizar o exame, o teste do pezinho é obrigatório em todo o Brasil desde 2001 e deve ser feito na primeira semana de vida do bebê. O Programa Nacional de Triagem tem como objetivo aumentar o número de doenças detectadas pelo teste e garantir que 100% das crianças brasileiras façam o exame.

O exame é importante para detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas. As doenças diagnosticadas, se não forem tratadas precocemente, podem levar à deficiência intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida da criança. Veja a seguir as dúvidas mais frequentes sobre o teste do pezinho:

Por que fazer o teste?

Porque essas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível.

Quem deve fazer o teste?

Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. Isto porque qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família.

O teste do pezinho machuca o bebê?

Muita gente confunde o teste do pezinho com a impressão em tinta da sola dos pés, que é anexada aos documentos de identificação do bebê na maternidade. Esse procedimento não tem nada a ver com o teste do pezinho, que é a coleta de sangue do calcanhar do bebê por uma pequena picada.

Ele é muito rápido e feito justamente no calcanhar por ser uma parte do corpo bastante vascularizada e de fácil recolhimento do material (umas poucas gotinhas de sangue). A criança não vai sofrer e estará sendo submetida a um exame que pode prevenir o desenvolvimento de uma série de doenças graves e pode até salvar a vida do bebê.

Como é feito o tratamento?

O hipotireoidismo congênito é tratado com pequenas doses de hormônio tiroidiano. Já a fenilcetonúria requer uma dieta especial (inclusive o leite).

O que é traço falcêmico?

É uma alteração herdada dos pais que afeta diretamente as células do sangue. Essa alteração não uma doença. Mas, se duas pessoas com traço falcêmico se unem, seus filhos podem nascer com doença falciforme. Tanto o traço quanto a doença podem ser detectados através do teste do pezinho.

O que é doença falciforme?

É uma doença hereditária que provoca dificuldades na circulação do sangue. Causa crises de dor aguda, infecções graves, icterícia (cor amarela no branco dos olhos) e cansaço.

Onde se pode fazer o teste do pezinho?

Diversas Maternidades já fazem o teste automaticamente, antes da alta hospitalar, após o parto. Mas, caso o teste ainda não tenha sido feito, todos os postos de saúde dos municípios realizam o exame.

Quanto custa fazer o teste?

É grátis. As Unidades da Saúde não podem cobrar nenhum serviço, pois eles já são financiados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia também é um órgão público e não cobra nada pela realização do Teste.

E se você não quiser que seu filho faça o teste?

Hoje em dia, o teste é obrigatório por lei em todo o território nacional. Alguns municípios, inclusive, não permitem que a criança seja registrada em cartório se não tiver feito o teste do pezinho anteriormente.

(Fonte: portal.saude.rj.gov.br)