Saiba como evitar a prisão de ventre e fique livre das dores

Saiba como evitar a prisão de ventre e fique livre das dores

A prisão de ventre é um problema muito comum, principalmente nas mulheres. Se você não consegue ir todos os dias ao banheiro, não se preocupe, pois cada pessoa possui diferenças em seu organismo. É importante ficar atenta quando as evacuações forem desconfortáveis e doloridas.

Se você vai ao banheiro em grandes intervalos de tempo (menos de duas ou três vezes por semana) também é bom consultar o médico. Evite a automedicação, pois isso pode mascarar os sintomas de um problema mais grave.

A prisão de ventre acontece quando os movimentos do intestino se tornam difíceis ou menos frequentes e você tem fezes muito ressecadas. Esse processo exige um esforço muito grande na hora de evacuar. Além disso, está associado a uma sensação de cólica e desconforto.

Para evitar a prisão de ventre, uma dica essencial é ingerir alimentos com mais fibras, como pães, cereais, verduras e legumes. As fibras são responsáveis pela formação do bolo fecal, além de facilitar o trânsito dos alimentos no intestino. São, portanto, fundamentais para a manutenção da flora intestinal.

Além de comer mais fibras, é essencial beber bastante água, pois ela se mistura às fibras e dá o volume ideal para as fezes, impedindo o ressecamento. Se comemos melhor, precisamos mastigar melhor também, para poder facilitar a atividade de todo o sistema digestivo do organismo. Outra dica é praticar exercícios físicos, porque durante a atividade o intestino tem o seu funcionamento estimulado devido aos movimentos que o corpo faz.

Além de tudo isso, não podemos “segurar” a vontade de ir ao banheiro por muito tempo. O ideal é manter uma rotina com horários aproximados todos os dias, para que o organismo se acostume e não desenvolva constipação intestinal.

Dicas de prevenção da prisão de ventre

-Tenha uma dieta equilibrada, com muita fibra

-Beba muita água

-Pratique exercícios regularmente

-Vá ao banheiro sempre que tiver vontade

-Pratique exercícios regularmente

-Mastigue bem os alimentos

-Evite alimentos ricos em gordura saturada e gordura trans

 

Fonte: Boa Forma