Refrigerante dá celulite? Saiba como a bebida afeta a saúde
30 de janeiro de 2018
Saúde
O refrigerante é um dos alimentos mais consumidos pelo brasileiro e já caiu nas graças até mesmo de crianças pequenas. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o refrigerante está entre os 5 alimentos mais consumidos, à frente de carnes, frutas e verduras. Muitas pessoas não conseguem viver sem o refrigerante. Em grandes quantidades, a bebida pode ser bastante prejudicial à saúde.
De acordo com a nutricionista Andea Hirga, o refrigerante pode ser cúmplice, mas não produz celulites ou causa diabetes sozinho. “O açúcar ajuda na obesidade, mas obesos não o são apenas por causa da bebida”, comenta.
O refrigerante pode ser um fator que contribui para o aparecimento da celulite porque tem excesso de açúcar. “Mais açúcar leva ao maior acúmulo de gordura pelas células”, explica Andrea. Além disso, segundo a especialista, também possui sódio, que em excesso contribui para a retenção de líquidos.
“Mas não é porque tomou uma lata de refrigerante que a celulite aparecerá”, ressalta a nutricionista. Existem causas primárias como predisposição, sobrepeso ou obesidade, problemas hormonais, alimentação pobre em nutrientes e falta de hidratação.
Os famosos furinhos aparecem geralmente na região dos glúteos, coxas e barriga, mas também podem surgir em outras partes do corpo, de acordo com Andrea. “A celulite é um problema que preocupa mulheres de todas as idades. Genética, retenção de líquido, maus hábitos alimentares, consumo excessivo de álcool, tabagismo, sedentarismo e estresse são alguns motivos que podem causar celulite”, explica.
A nutricionista explica que a celulite é uma inflamação crônica caracterizada pelo acúmulo de gordura nos tecidos, que dificulta a renovação celular e dá a famosa aparência de ‘casca de laranja’ na pele.
A alimentação saudável é um grande aliado para quem quer fugir desse problema. Muitas pessoas acreditam que tomar refrigerante pode causar celulite, mas a nutricionista explica que isso é um mito. “A celulite aparece por causa excesso de consumo de açúcar, que está presente em várias bebidas além dos refrigerantes comuns”, comenta Andrea.
Como prevenir a celulite
Se você quer ficar longe da celulite, a nutricionista aconselha ter uma dieta balanceada associada à prática de atividades físicas. Outro fator é também o consumo de 2 litros de água por dia. “Para acelerar o efeito, é importante consumir produtos à base de colágeno, que ajudam a melhorar a tonicidade e firmeza da pele”, ressalta. Segundo ela, alimentos com antioxidantes também ajudam na desinflamação da célula de gordura.