A idade ideal para levar os bebês à praia
6 de dezembro de 2018
Saúde
Com a chegada das férias, as praias tornam-se opções convidativas para os pais apresentarem aos bebês os encantos do litoral brasileiro. No entanto, além dos riscos de costume, é preciso cuidado com o horário e o local escolhido.
O pediatra José Colleti Junior, explica que, como a pele dos recém-nascidos é bastante sensível, não é recomendado levá-los à praia. “A idade ideal é a partir dos seis meses, quando podem ser aplicados produtos como protetor solar e repelente”. Vale destacar que esses itens precisam ser específicos para bebês. Evitando assim o risco de alergias e irritações e, devem ser testados preliminarmente em uma pequena parte do corpo, como a canela, para avaliar eventuais efeitos adversos.
Cuidados com a exposição ao sol
Porém, mesmo com o uso de protetor solar, é preciso atenção com o horário de exposição ao sol: somente antes das 10h e após às 16h. Além disso, vale lembrar que devido à sensibilidade, a pele do bebê também pode queimar com o mormaço. Por isso, não fique muito tempo com ele na praia. E, utilize produtos com FPS 50 ou superior, reaplicando a cada duas horas.
A escolha do local também merece cuidado especial. Dê preferência às praias limpas, sem esgotos nas proximidades. Nem presença de animais, que podem transmitir micoses e outras doenças como o “bicho geográfico”. A higiene deve ser redobrada, com o uso de fraldas específicas para praia e piscina e o auxílio de lenços umedecidos.
A água é um elemento fundamental para manter os pequenos hidratados e garantir seu bem-estar. Mas, cuidado com a procedência. Os pequenos ainda não foram vacinados contra a Hepatite A, que se transmite por água contaminada. “Praias também são uma boa pedida para que experimentem água de coco. Aliás, aposte em outras frutas ricas no mineral, como maçã, melancia, melão e pera”, finaliza o pediatra.