Envelhecer com saúde e qualidade de vida, é possível? Veja como!

Envelhecer com saúde e qualidade de vida, é possível? Veja como!

3 de março de 2021

Saúde

Você já parou pra pensar

Que, quando nasceu, um idoso que tem hoje 75 anos tinha a expectativa de viver apenas até os 45? E que, daqui a umas três décadas, quem nascer no Brasil terá, em média, uma expectativa de vida de 86 anos pelo menos? Sim, cada vez estamos vivendo mais, e essa sempre foi uma busca da humanidade.

Hoje em dia, então, já não podemos imaginar nossa vida terminando perto dos 50. Quantos sonhos não realizaríamos? Quantas oportunidades perderíamos? Hoje temos estudantes na faixa dos 60 anos. Temos gente empreendendo novas conquistas e sonhos durante essa fase chamada velhice. E o novo dilema que se aproxima é: mas até quanto envelheceremos? Passaremos fácil dos 130 anos?

A resposta exata ainda não temos. Novas tecnologias trazem a esperança de uma vida longa e melhor, porém sabemos que precisamos “poupar” em termos de saúde para poder “gastar” quando formos mais velhos.

Aí está um desafio: como conscientizar mais e transpor para a rotina a necessidade de prevenção e educação em saúde.

 

Confira algumas dicas de prevenção para garantir a qualidade de vida na terceira idade

 

Cuide da prevenção, não fuja do médico

Mesmo na ausência de doença, marcar uma consulta de rotina com o geriatra a cada seis meses ou um ano é sempre uma boa ideia. Nessas consultas, o paciente tem a oportunidade de conversar sobre suas atividades diárias, avaliar sua vida após a aposentadoria e tirar dúvidas sobre as mudanças que o envelhecimento traz ao corpo, por exemplo. Já o médico poderá recomendar vacinas a serem tomadas e exames a serem feitos para prevenir ou diagnosticar precocemente alguma alteração, rastrear possíveis cânceres e acompanhar o uso de medicamentos.

Tenha uma alimentação saudável

Uma dieta rica em fibras e pobre em gordura faz bem para todas as faixas etárias e a terceira idade não é exceção a essa regra. Apesar das alterações no paladar, o idoso deve ter uma dieta diversificada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos, laticínios e carnes magras para garantir a saúde cardiovascular, prevenir o ganho de peso e facilitar o funcionamento do intestino.

Não se esqueça de beber água

É comum que o idoso sinta menos sede, mas isso não significa que seu corpo não precisa mais de água. A verdade é que o envelhecimento aumenta o risco de desidratação e por isso é tão importante ficar atento à ingestão de água, sucos naturais e chás mesmo antes da sede bater.

Pratique exercício físico

A atividade física regular e orientada permite o fortalecimento do coração, dos pulmões, dos ossos e dos músculos, reduzindo o risco de diversas doenças, desde a osteoporose até o infarto. O idoso mais ativo consegue, ainda, se manter independente e preservar a capacidade cognitiva por mais tempo. O único cuidado deve ser na escolha dos exercícios: é importante que eles não sejam extenuantes e respeitem os limites do indivíduo.

Exercite a mente

Um corpo bem condicionado não é o mesmo que uma mente ativa. Além de tomar cuidado com a parte externa, a parte interna do corpo deve receber os maiores cuidados com o passar do tempo. É aconselhável incentivar atividades mentais, como palavras cruzadas, leitura e novos aprendizados.

Cuide da espiritualidade

Espiritualidade é diferente de religiosidade e está muito ligada ao autoconhecimento. A religiosidade requer um conjunto de regras e condutas de acordo com um determinado grupo, organizando uma história e criando métodos para se manter a estabilidade desse grupo. Isso é muito importante para a sociedade. Mas para a natureza do espírito temos que ir mais além! Além de regras e sistemas para aprender a fazer uma “leitura da alma” que se é. A felicidade só é possível se fizermos essa “leitura”.

Espiritualidade é autorrealização, a qual só será verdadeira a partir do autoconhecimento. E essa tarefa não pode ser delegada a outra pessoa. Sendo assim, vale os questionamentos que a religião, a ciência, a filosofia e mesmo o senso comum tentam responder para trazer algum sentido para a vida humana: Quem sou? De onde vim? Para onde vou? O que estou fazendo aqui?

Não existe uma fórmula única para o exercício da espiritualidade; ela pode ser vivenciada no exercício da fé, na prática do bem, no contato com a natureza, na meditação, no altruísmo… Esses caminhos são individuais e dependem da disposição de cada um para avançar e se aprofundar na busca de si mesmo.

Fique de olho no cartão de vacina

Embora a maior parte das vacinas sejam aplicadas durante a infância, adultos e idosos também devem manter o cartão de vacinação em dia. Além daquelas que requerem reforços regulares, como a antitetânica a cada 10 anos, novas vacinas são incorporadas ao calendário e ficam disponíveis para toda a população, como as que são contra hepatite B e febre amarela.

Há, ainda, vacinas específicas para a população idosa como contra gripe (influenza), herpes zoster e pneumococos — bactérias responsáveis pela pneumonia — que ajudam na proteção contra infecções que podem ser graves nessa idade.

Como é possível perceber, por meio de hábitos simples de serem adotados e algumas medidas preventivas, pode-se garantir a manutenção da saúde na terceira idade e aproveitar todos os benefícios dessa fase da vida!

Cuidado com as quedas

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, as quedas são a primeira causa de acidentes com pessoas acima de 60 anos. Cerca de 5% das quedas levam a fraturas. As mulheres sofrem mais fraturas que os homens, entretanto, a mortalidade devido às fraturas é maior entre eles.

Em muitos casos, o idoso não relata ao médico os pequenos incidentes, o que impede o diagnóstico de algum problema seja na visão, no equilíbrio ou na audição. O risco de cair, realmente, aumenta significativamente com o avançar da idade, o que coloca esta síndrome geriátrica como um dos grandes problemas de saúde pública, devido ao aumento da expectativa de vida da população.

Divirta-se!

Atualmente, há muitas opções de lazer para pessoas com mais de 60 anos, muitas delas gratuitas. Academias, centros de convivência, clubes, igrejas, são apenas algumas opções que contemplam atividades voltadas especificamente para pessoas com mais de 60 anos. Além disso, procure tudo que você goste de fazer, desde cruzadinhas e jogos de dominó até estar em festa com familiares e amigos mesmo que por vídeo nesse momento atual e depois prepare-se para os abraços e encontros presenciais.