Entenda as causas da osteoporose e saiba como tratá-la

Entenda as causas da osteoporose e saiba como tratá-la

29 de maio de 2018

Saúde

A Osteoporose é a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento, provocando a diminuição da absorção de minerais e de cálcio. A osteoporose decorre da diminuição da quantidade de cálcio no esqueleto e está relacionada a maior risco de fraturas, principalmente na coluna, quadril e punho.

De acordo com Sergio Setsuo Maeda, endocrinologista diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo, nas causas da doença há uma grande influência genética, afetando muito mais as mulheres do que os homens.

É uma doença silenciosa e, na maioria das vezes, evolui de forma assintomática. É preciso ter acompanhamento médico regular, assim é possível identificá-la e iniciar o tratamento o quanto antes.

“É necessária uma investigação, pois várias doenças também podem cursar com a osteoporose, como menopausa precoce, hiperparatireoidismo, síndromes de má absorção, artrite reumatoide, mieloma múltiplo, anorexia nervosa e hipercalciúria, entre outras”, comenta o especialista.

Em geral, a doença não apresenta sintomas e é detectada pelo exame de densitometria óssea. Também pode ser descoberta pelas fraturas, que geralmente ocorrem na coluna, punho e quadril, decorrentes de um trauma leve como cair acidentalmente.

A fragilidade dos ossos nas mulheres é causada pela ausência de estrogênio (hormônio feminino), que torna os ossos porosos como uma esponja e é a maior causa de fraturas e quedas dos idosos.

A coluna, o pulso e o colo do fêmur são os mais afetados pela osteoporose, sendo no fêmur o mais perigoso. É considerada o segundo maior problema de saúde mundial, ficando atrás apenas para as doenças cardiovasculares.

Entre os homens, a osteoporose é mais comum depois dos 65 anos. Cerca de 2 mil brasileiros morrem anualmente em consequência de complicações de fraturas desta doença.

Tratamento da osteoporose

O tratamento envolve a adequação do cálcio e vitamina D, vindos pela dieta ou suplementos. Além disso, também devem estar associados a medicamentos ativos no tecido ósseo, conforme julgamento médico.

O médico especialista por diagnosticar e tratar o paciente com osteoporose é o reumatologista. A osteoporose costuma ser diagnosticada após a ocorrência da primeira queda, pois os sintomas não são perceptíveis.