Saiba quais são os cuidados essenciais com a higiene íntima da mulher

Saiba quais são os cuidados essenciais com a higiene íntima da mulher

12 de setembro de 2017

Saúde

Os cuidados diários com a higiene íntima da mulher são essenciais. Para evitar odores, prevenir infecções e a proliferação de fungos e bactérias, as mulheres devem ficar atentas e terem mais cuidado.

Manter uma higiene íntima adequada é muito importante para proteger a região genital de infecções e outros incômodos. É preciso estar atenta a pequenos cuidados diários e com a chegada das altas temperaturas, por exemplo. Principalmente no calor, alguns hábitos que aparentemente não são prejudiciais, como ficar com o biquíni molhado por muito tempo, podem causar diversos problemas.

Os protetores diários também são vilões, pois abafam a região e podem provocar corrimentos, coceira e infecções. Bastante atenção também com os absorventes, que devem ser trocados a cada quatro horas, mesmo que o fluxo menstrual seja pouco. Tenha sempre na bolsa lencinhos umedecidos, eles são ótimos para situações de emergência, mas não devem ser usados todos os dias para não provocarem irritação e coceira.

A flora vaginal é composta por lactobacilos benéficos para o organismo da mulher. Eles mantêm o pH da região íntima ácido, evitando a proliferação de microorganismos que causam infecções, coceiras e corrimentos. A higiene íntima feminina deve ser feita em toda a região externa, desde o monte de Vênus (monte púbico) até a vulva, que engloba os grandes e pequenos lábios, além do clitóris.

Dê sempre preferência aos sabonetes específicos para a região íntima feminina, que possuem pH neutro e garantem uma higiene completa e eficaz. Evite o uso dos sabonetes comuns, pois desequilibram o pH íntimo. Eles eliminam a proteção natural do corpo, facilitando a proliferação de microorganismos nocivos à saúde da mulher.

Fonte: Dicas de Mulher