Conheça as causas, sintomas e tratamentos das varizes

Conheça as causas, sintomas e tratamentos das varizes

18 de junho de 2019

Saúde

As varizes são veias dilatadas e deformadas, com coloração azulada, que aparecem com mais frequência nas pernas. A dilatação ocorre com a falha nas válvulas dos vasos sanguíneos, que movimentam o sangue na direção correta.

Muitos fatores podem causar as varizes. Entre eles há a predisposição genética, gravidez, idade avançada, etc. Em outros casos, no entanto, elas podem indicar algum problema de saúde mais grave, como coágulos de sangue, veias danificadas, vasos sanguíneos anormais ou tumores.

De acordo com a angiologista – especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos e vasos linfáticos – Nívea Teresa de Toledo Lins, “para a maioria, praticar exercícios, perder peso e ser mais ativo é o suficiente para melhorar o quadro. Em casos mais graves ou quando há dor, existe a cirurgia de varizes ou a aplicação de um medicamento, que remove os vasos sanguíneos comprometidos. O procedimento é simples e de rápida recuperação”, explica.

Como prevenir

Existem formas de prevenir as varizes. A especialista recomenda “fazer atividades físicas regularmente, tomar cuidado com o uso de anticoncepcionais e ter uma dieta balanceada e rica em antioxidantes”.

Além dessas dicas, Nívea também indica “trocar de posição regularmente, evitar o uso prolongado de salto alto, elevar as pernas sempre que possível e, caso prescrito por um médico, utilizar meias de compressão.”

A especialista diz ainda que prevenir o aparecimento de varizes requer mudanças permanentes no estilo de vida. “O fato de já ter retirado uma veia doente não impede que as lesões apareçam em outra veia dos membros inferiores. Por isso, a recomendação é não desconsiderar os primeiros sinais da doença. Embora, no geral, as varizes não representem um problema grave de saúde, alguns cuidados são indispensáveis para prevenir complicações”, explica Nívea.

Fatores de risco para varizes que não podem ser mudados

Não temos como interferir em algumas condições que favorecem o aparecimento de varizes. Embora sejam fatores de risco para varizes imutáveis, servem de alerta para redobrar a atenção diante de possíveis manifestações iniciais da doença e para buscar um tratamento. De acordo com a angiologista, são eles:

Predisposição genética

“Pessoas com história familiar da doença devem preocupar-se com a prevenção dos problemas circulatórios desde cedo. Além de adotar medidas que ajudem, pelo menos, a retardar o processo.”, explica.

Idade

“À medida que as pessoas envelhecem, as veias vão perdendo a elasticidade e o sistema de válvulas enfraquece. Isso dificulta o retorno do sangue venoso para o coração e os pulmões e favorece o aparecimento das deformações características das varizes”, comenta.

Sexo

As mulheres estão mais sujeitas a desenvolver varizes. Nívea explica que “alterações hormonais durante a gravidez, menstruação e menopausa, assim como o uso de pílulas anticoncepcionais e a reposição hormonal são fatores de risco”.

A angiologista explica que isso acontece pois “os hormônios femininos, estrogênio e progesterona, agem sobre a parede dos vasos, diminuem sua resistência e comprometem o funcionamento das válvulas que regulam a passagem do sangue.”