Comunicados

INAUGURAÇÃO DA LOJA SÃO BENTO

No dia 12 de abril de 2018 inauguramos a nossa segunda loja SUPER POPULAR da SP FARMA, na Rua São Bento, nº 250, localizada num dos calçadões da região central de São Paulo, próxima ao Largo São Bento e a estação do Metrô.

A inauguração foi uma grande festa, permanecendo com público durante todo o horário de funcionamento, e o resultado foi o esperado pela Diretoria!

PRÓXIMAS INAUGURAÇÕES E PONTOS

Ainda neste mês de abril, teremos a inauguração da loja de Osasco, programada para o dia 26 de abril. A partir de maio teremos a inauguração das lojas de Itaquaquecetuba, Parque Arariba e Piraporinha – Diadema.

Os acionistas serão previamente comunicados acerca das datas das respectivas inaugurações.

Encontram-se em fase final de negociação mais dois pontos para implantação das lojas da SP Farma, localizados em Guarulhos e no Bairro de Serraria em Diadema – SP.

APROVAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO BALANÇO 2017

O Conselho Fiscal se reuniu no último dia 09 de abril e aprovou o Balanço e o DRE da Companhia, com fechamento em 31/12/2017.

Na semana seguinte, no dia 16 de abril, reuniram-se os Membros do Conselho de Administração para também aprovar as contas da companhia relativamente ao ano-calendário 2017.

O Balanço e o DRE da companhia encontram-se anexos ao presente Comunicado, para ciência de todos os acionistas, cumprindo, assim, os princípios da Governança Corporativa de transparência e informação.

No dia 07 de agosto de 2018, faremos Assembleia Geral de Acionistas para aprovação das contas e apresentação dos resultados, ocasião em que todos os acionistas detentores de ações ON terão direito a voto. Os acionistas com ações PN poderão participar da Assembleia, mas sem direito a voto, nos termos do Estatuto Social da Companhia. Maiores detalhes sobre a Assembleia serão fornecidos oportunamente.

A Diretoria Executiva, através da Diretora de RI, encontra-se à disposição para quaisquer esclarecimentos relativos ao Balanço e DRE da companhia, através do email ri@spfarma.com.br, a qual prontamente responderá o seu questionamento.

No mais, permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Edison Gonçalves Tamascia
Presidente do Conselho de Administração

Paula Cristina Acirón Loureiro
Diretora de Relacionamento com o Investidor

INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA LOJA

No dia 15 de março de 2018 inauguramos a primeira loja SUPER POPULAR da SP FARMA, no Bairro do Capão Redondo, região Sul do Município de São Paulo, resultado do trabalho focado de todos os profissionais envolvidos.

A inauguração superou as expectativas da Companhia e atingimos o faturamento esperado logo no primeiro dia de funcionamento, consolidando o sucesso do projeto!

PRÓXIMAS INAUGURAÇÕES

Os próximos meses, a partir de abril, serão de intensa atividade com a inauguração de mais 5 lojas, quais sejam: São Bento, Parque Arariba, Osasco, Piraporinha – Diadema e Itaquaquecetuba.

Os acionistas serão previamente comunicados acerca das datas das respectivas inaugurações.

PRAZO MÉDIO DE EMISSÃO DO CNPJ

Conforme já apresentado com comunicados anteriores, o processo de emissão do CNPJ é moroso e extremamente burocrático, chegando a quase 2 meses para a autorização do referido documento junto à Receita Federal e JUCESP.

Por outro lado, a Diretoria Executiva, já ciente dos problemas apresentados pelos órgãos públicos vem adotando providências preventivas a fim de agilizar o processo e diminuindo o tempo para emissão do CNPJ.

PAPEL DO CONSELHO FISCAL NA GOVERNANÇA CORPORATIVA

Dando continuidade ao nosso trabalho de aplicação dos métodos de Governança Corporativa, vamos esclarecer sobre o papel do Conselho Fiscal dentro da Companhia.

O Conselho Fiscal pode servir como instrumento legal para uma política ativa de boas práticas de governança corporativa, focando preferencialmente a transparência e o controle dos atos internos da empresa, quando esse órgão e os seus membros atenderem a requisitos e regras de funcionamento que assegurem a efetividade de sua atuação e, especialmente, sua independência.

Mas, afinal, do que depende a eficiência de um Conselho Fiscal? Destacamos um pequeno conjunto de fatores que faz a diferença que distingue um competente Conselho Fiscal:

  • Competência dos conselheiros para atuação crítica e construtiva nos campos financeiro, legal e de negócios, aliada à capacidade de relacionamento;
  • Conhecimento das melhores práticas de governança;
  • Capacidade dos conselheiros de executar seu trabalho, minimizando as interferências no dia a dia da gestão empresarial;
  • Independência do conselheiro diante da administração da companhia e dos acionistas que o elegeram;
  • Proatividade do conselheiro fiscal na busca das informações relevantes para a formação dos seus juízos.

REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL E ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

No próximo dia 09 de abril, o Conselho Fiscal se reunirá para analisar e aprovar as contas do exercício de 2017, compreendendo o Balanço e o DRE da Companhia.

No dia 16 de abril, será realizada nossa primeira Assembleia Geral Ordinária – AGO para aprovação das contas do exercício de 2017, conforme Edital a ser encaminhado e mediante convocação do Conselho de Administração.

Todas as informações referentes à aprovação das contas do exercício de 2017, conforme o que for deliberado na reunião do Conselho Fiscal e na AGO serão comunicadas a todos os acionistas a partir de 18 de abril, com a elaboração e revisão das respectivas Atas.

Qualquer dúvida ou esclarecimento dos acionistas poderá ser encaminhado à Diretoria de Relacionamento com o Investidor, através do email ri@spfarma.com.br, a qual prontamente responderá o seu questionamento.

Edison Gonçalves Tamascia
Presidente do Conselho de Administração

Paula Cristina Acirón Loureiro
Diretora de Relacionamento com o Investidor

EMISSÃO DOS BOLETINS DE SUBSCRIÇÃO

Prezados Acionistas,

Conforme definido no cronograma de Planejamento da Companhia, a partir de 1° de Março de 2018, iniciaremos o processo de emissão dos Boletins de Subscrição aos acionistas (pessoas física e jurídica) que realizaram o pagamento integral das quotas adquiridas.

Considerando que os contratos de aquisição das quotas sociais foram realizados em nome de uma única pessoa (física/jurídica), solicitamos, aos que adquiriram suas quotas por meio de grupo de investimento, que informem as pessoas que deverão constar nos Boletins de Subscrição como proprietários das ações. Dessa forma, solicitamos que encaminham as informações abaixo para o e-mail: ri@spfarma.com.br, quais sejam:

  • Nome de cada investidor do grupo;
  • Quantidades de quotas de cada investidor;
  • Cópia do RG e CPF;
  • Endereço completo com CEP;
  • Estado Civil;
  • Profissão;
  • E-mail de contato;

Solicitamos que tais informações sejam encaminhadas até o dia 10/03/2018, impreterivelmente, a fim de evitar atrasos nos cronograma estabelecido.

De posse de tais informações os Boletins de Subscrição serão emitidos (e não poderão ser alterados sem a prévia autorização) e encaminhados aos acionistas até o final do mês de março, em arquivo PDF com assinatura digital do Presidente do Conselho de Administração, Sr. Edison Gonçalves Tamascia.

Qualquer dúvida ou esclarecimento dos acionistas poderá ser encaminhado à Diretoria de Relacionamento com o Investidor, através do email ri@spfarma.com.br, a qual prontamente responderá o seu questionamento.

Edison Gonçalves Tamascia
Presidente do Conselho de Administração

Paula Cristina Acirón Loureiro
Diretora de Relacionamento com o Investidor

REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Prezados Acionistas,

Na semana passada, os membros do Conselho de Administração, juntamente com o Conselho Fiscal, se reuniram para debater e decidir aspectos importantes do andamento da Companhia.

Assim, para conhecimento de todos os acionistas, apresentamos assuntos discutidos e o posicionamento a ser adotado, conforme deliberação do Conselho de Administração:

  • Foi demonstrada a cronologia e estratégia utilizada pelas equipes de expansão e jurídica para a abertura das lojas;
  • Apresentado o andamento e status de abertura das lojas, qual seja: Temos atualmente 8 pontos “lojas” com contrato ativo, sendo 3 delas com processo de abertura finalizados, e o restante com processo em andamento pelas equipes de expansão e jurídica;
  • Governança corporativa: apresentação do papel e importância da implantação da Governança Corporativa na Companhia, com a instituição de processos de transparência e informação constante aos acionistas;
  • Apresentação das Funções dos Membros do Conselho de Administração e Fiscal, e estabelecido o cronograma das Reuniões durante o ano calendário de 2018;
  • Definido o Processo de Subscrição das Ações: o Departamento Jurídico encaminhará a partir de março/18 um Comunicado aos acionistas para que apresentem as pessoas (físicas e jurídicas) para as quais deverão ser emitidos os Boletins de Subscrição. Após o envio das informações serão emitidos os Boletins, com assinatura digital e encaminhado aos acionistas em formato PDF.

Encaminhamos, anexo a este Comunicado, a apresentação da Reunião do Conselho de Administração realizada no dia 19/02/2018.

Qualquer dúvida ou esclarecimento dos acionistas poderá ser encaminhado à Diretoria de Relacionamento com o Investidor, através do email ri@spfarma.com.br, a qual prontamente responderá o seu questionamento.

Edison Gonçalves Tamascia Paula
Presidente do Conselho de Administração

Cristina Acirón Loureiro
Diretora de RI

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA 2018 – VALORES A SEREM DECLARADOS

Prezados Acionistas,

Este comunicado tem como objetivo orientá-los acerca dos procedimentos a serem adotados para a Declaração de Imposto de Renda 2018 – Pessoa Física, relativamente aos valores pagos a título de aquisição de ações da companhia SP Farma Metropolitana.

Os valores pagos até 31 de Dezembro do ano de 2017 para a SP Farma Metropolitana deverão ser declarados na DIRPF no campo de “Bens e Direitos”, conforme abaixo:

Incluir a opção “Novo” bem ou direito e selecionar o item “99 – Outros bens e direitos”, com a seguinte descrição: “Antecipação de Investimento da empresa SP Farma Metropolitana S/A, inscrita no CNPJ n. 28.927.087/0001-66”, conforme a figura abaixo:

Nos campos, “Situação em 31/12/2016” colocar o valor “0 (zero)” e no campo Situação em 31/12/2017 acrescentar o valor que foi pago até essa data.

Quanto aos valores pagos no ano de 2018, estes serão declarados de forma diferente na Declaração de Imposto de Renda de 2019, após a emissão dos Boletins de Subscrição, conforme orientação que será expedida em momento oportuno.

Lembrando que os Boletins de Subscrição serão emitidos a partir de março de 2018, demonstrando a propriedade das ações.

Importante que as orientações acima sejam observadas, a fim de evitar situações conflitantes entre os acionistas e eventuais questionamentos fiscais sobre a Pessoa Física.

Qualquer dúvida ou esclarecimento dos acionistas poderá ser encaminhado à Diretoria de Relacionamento com o Investidor, através do email ri@spfarma.com.br, a qual prontamente responderá o seu questionamento.

Edison Gonçalves Tamascia
Presidente do Conselho de Administração

Paula Cristina Acirón Loureiro
Diretora de Relacionamento com o Investidor